• ronaldo.lidorio@gmail.com
  • Brasil
Devocionais diários
O cuidado com a ansiedade

O cuidado com a ansiedade

Ansiedade é a preocupação com o amanhã, com aquilo que não sabemos e não podemos controlar. Ela tem a capacidade de dominar nossos pensamentos, escravizar nossas emoções e subjugar nossa saúde física e relacional.

A ansiedade muda as cores da vida e nossa percepção da realidade. Passamos a nos guiar pelos temores e expectativas, enxergando todas as coisas como inimigos em potencial. Podemos afirmar que a ansiedade é o temor pela possibilidade da tragédia.

A Palavra nos alerta: “Não andem ansiosos por coisa alguma…” (Fp 4:6). É uma clara orientação. O ensino bíblico não é apenas contra algum tipo de ansiedade, mas toda ela. Não devemos encher o coração de ansiedade “por coisa alguma”. Nem as fáceis ou difíceis. Nem em épocas de saúde ou enfermidade. Nem perante a vida ou a morte.

E a força para não andarmos ansiosos não vem de nós, mas de Deus. É por isto que a solução para a ansiedade não é encontrada em um curso ou um bom livro, mas nas “orações, súplicas e ações de graças”, ou seja, naquilo que colocamos perante Deus (v.6). É em Deus que se encontra a força para caminharmos sem ansiedade, mesmo perante as incertezas da vida e as tribulações que se levantam. Ele é o Criador, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Dono do universo, Reto Juiz, Pai amoroso e Eterno provedor. Ao colocarmos nossas aflições perante Ele por meio das orações e súplicas, devemos descansar.

O resultado de assim fazermos se encontra no verso seguinte: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Fp 4:7). Em lugar de ansiedade teremos paz. Este é, portanto, um convite à fé. À medida que cremos e, pela fé, colocarmos perante Deus nossas aflições, podemos seguir em paz e desprezar a ansiedade.

Que tal deixar um comentário?

%d blogueiros gostam disto: