A Reforma e a motivação para o serviço e missão

A Reforma também destacou o assunto do nosso propósito de vida e elucidou que a finalidade maior da nossa existência não é servir à Igreja ou a nós mesmos. A exposição de Calvino da carta aos Romanos, com especial destaque no último capítulo, deixa bem clara a evidência bíblica e convicção reformada de que vivemos Leia mais… »

Guarde a sua fé – parte 01

A vida transcorre na busca por significado, por razão de existir. Procura-se esse significado na família, carreira, hobbies, entretenimento e também na religião. Em seus últimos dias, envelhecido e encarcerado, o apóstolo Paulo escreve sobre o significado da vida em três magníficos versos que resumem sua história, fé e esperança (2 Timóteo 4:6-8). Quanto à Leia mais… »

O cuidado com a ansiedade – parte 03

O primeiro passo para sermos curados da ansiedade é reconhecermos que somos ansiosos. A oração do salmista deve ser a nossa oração diária: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl 139:23). Não conhecemos perfeitamente nossos próprios corações e precisamos de Deus para nos sondar. À medida que Leia mais… »

O cuidado com a ansiedade

Ansiedade é a preocupação com o amanhã, com aquilo que não sabemos e não podemos controlar. Ela tem a capacidade de dominar nossos pensamentos, escravizar nossas emoções e subjugar nossa saúde física e relacional. A ansiedade muda as cores da vida e nossa percepção da realidade. Passamos a nos guiar pelos temores e expectativas, enxergando Leia mais… »

Relacionamentos Familiares

O lar deve ser o ambiente onde investimos o melhor, da melhor forma, na construção de relacionamentos saudáveis.  Davi foi um vitorioso líder que fracassou em sua casa. Venceu o gigante, superou a perseguição de Saul, peregrinou foragido em sua própria terra, refugiou-se na casa de seus antigos inimigos e, na perseverança do Senhor, reinou Leia mais… »

Missão e cooperação – Relatório trimestral

A partir do capítulo 25 de Êxodo encontramos as orientações de Deus para a construção do Tabernáculo, lugar de adoração. Eram orientações detalhadas que envolviam madeiras, móveis, peles, trabalho com metais e pedras preciosas, cortinas, perfumes e muito mais. Ao fim das orientações, revelando o Seu desejo e plano, Deus informa Moisés que já havia Leia mais… »

Coronavírus 2020 – Dias de incertezas e a surpreendente intervenção de Deus

Em 1939, logo no início da Segunda Grande Guerra, Norman Grubb, um dos líderes da WEC Internacional, organização missionária fundada por Charles Studd, escreveu aos missionários e igrejas relembrando que o Senhor “nos ensinou durante esses anos a manter os olhos fixos nele percebendo o seu trabalho para os seus gloriosos propósitos, mesmo durante o maior dos desastres”.   Grubb os convocou à persistência “na causa Leia mais… »

Para que se alegrem conosco

Ronaldo & Rossana Lidório Notícias do campo – Dezembro 2018 A proclamação do evangelho frequentemente ocorre em meio a processos inesperados e a planos que aparentemente falham. Em Atos 16 o apóstolo Paulo encontrava-se no auge de seu ministério com vasta experiência, uma ótima equipe e planos de expansão. Decide, assim, evangelizar a Ásia. Sua Leia mais… »

Peregrinos

Estive em contato com etnias peregrinas em dois momentos de minha vida. Visitei brevemente um grupo tuaregue na região desértica do Saara e, de forma mais prolongada, convivi com três famílias fula no nordeste de Gana. Fiquei impressionado com as características que marcam uma sociedade nômade e destacaria três. Eles mantêm uma vida material simples, Leia mais… »

The role of the Christian anthropologist

In an informal conversation with university students in São Paulo few years ago, I heard the question, “Can an anthropologist be a Christian?” As I was preparing to answer, a complementary question arose, “Could a Christian be an anthropologist?” The questions were rooted in a collective perception of incompatibility between anthropology and the Christian faith, or even between science and faith. I started the answer Leia mais… »

O papel do antropólogo cristão – na sociedade, academia e igreja

Por Ronaldo Lidório* Em uma informal roda de conversa com universitários em São Paulo, alguns anos atrás, ouvi a pergunta: um antropólogo pode ser cristão? Enquanto pensava, surgiu uma indagação complementar: um cristão pode ser antropólogo? As perguntas estavam embebidas de uma percepção coletiva de incompatibilidade entre a antropologia e a fé cristã, ou mesmo Leia mais… »

Notícias do campo (Outubro/2018)

Escrevendo sua última carta a Timóteo, o apóstolo Paulo o convoca: “prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não…” (2Tm 4.2). Apesar desse ser o ensino central nos primeiros cinco versos desse capítulo, o princípio fundamental encontra-se no verso anterior em que Paulo conjura o jovem “perante Deus e Cristo Jesus”, qualificando a Cristo Leia mais… »

Para que se alegrem conosco! (Julho/2018)

A mensagem da salvação de Deus em Cristo Jesus foi desenhada para ser compreendida em todas as línguas e aplicada em todos os contextos, seja na sociedade ocidental urbanizada, seja na comunidade minoritária mais remota da terra. O evangelho é supracultural (comunicável a todos os povos), cultural (revelado ao homem em sua história), multicultural (atrai Leia mais… »

Solucionando conflitos pessoais – o modelo de Jesus

Relações partidas e conflitos pessoais se apresentam como um dos grandes desafios humanos. Saber como agir e reagir em tais cenários requer graça, perdão, humildade e força. E tudo vem do Senhor. Diversas reações se desenham em meio aos conflitos pessoais, sobretudo quando desembocam em críticas e promovem decepção. Alguns, quando ofendidos, retribuem na mesma Leia mais… »

Ore conosco

    Agradecendo a Deus…  ✓ Pela formatura da Vivianne em Direito, bondade do Senhor.   ✓Pela equipe Amanajé que tem crescido com a chegada de novos missionários totalizado 49 em diversas etnias.   ✓Pela equipe Konkomba de tradução do Antigo Testamento para a língua Limonkpeln. Estão animados em Deus.  ✓Pelos resultados animadores de dois treinamentos ministrados ano passado na Ásia central, novos avanços de evangelização.      Rogando a Deus…   ✓Pelas igrejas Mura e SateréMawé, por edificação na Palavra e crescimento nas relações pessoais.   ✓Pelos treinamentos em Plantio e Revitalização de igrejas que daremos nas próximas semanas: sabedoria nos seminários e segurança nas viagens.   ✓Por solução de algumas questões técnicas relativas à tradução do Antigo Testamento pela equipe Konkomba. ✓Pelo novo tratamento que Rossana iniciará devido ao problema na mandíbula, por boa direção de Deus e alívio do desconforto.                   Somos muito gratos a Deus por suas orações!       Ronaldo & Rossana Lidório      ronaldo@lidorio.com.br                                           www.APMT.org.br              www.WECbrasil.com