• ronaldo.lidorio@gmail.com
  • Brasil
Textos
O cuidado com a ansiedade – parte 03

O cuidado com a ansiedade – parte 03

O primeiro passo para sermos curados da ansiedade é reconhecermos que somos ansiosos.

A oração do salmista deve ser a nossa oração diária: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” (Sl 139:23). Não conhecemos perfeitamente nossos próprios corações e precisamos de Deus para nos sondar. À medida que reconhecemos nossas fraquezas, somos encorajados pelo Espírito Santo a buscarmos graça e força em Deus. À medida que reconhecemos nossa ansiedade nos tornamos intencionais na busca pelo caminho de cura.

O segundo passo para sermos curados da ansiedade é a oração. Somos ensinados a colocar perante Deus, em oração e súplica, todos os motivos de ansiedade (Fp 4:6). Seja o temor dos homens ou a incerteza do amanhã. Seja a difícil enfermidade ou o problema angustiante. Paulo e Silas, encarcerados e sem saber o que os aguardava no dia seguinte, passaram a noite cantando louvores a Deus e orando (At 16:25). A oração, diálogo com o Pai em nome do Filho, coloca nossa vida e problemas em uma nova perspectiva, na perspectiva de Deus.

O terceiro passo é a leitura da Palavra. Ela não apenas esclarece, ensina e guia, mas também produz fé (Rm 10:17). E à medida que cremos, descansamos. A fé leva nossa mente a entender, nosso coração a sentir e nossa alma a perceber que estamos verdadeiramente nas mãos do Eterno e não há o que temer, a não ser o Senhor. Alimente a sua alma da Palavra e busque a fé que leva ao descanso.

O quarto passo é o pastoreio. Não podemos caminhar sozinhos, sobretudo quando enfraquecidos. Precisamos de companheiros de oração, caminhada e esperança em Cristo. Precisamos daqueles amigos mais chegados que irmãos com quem podemos falar sem medir as palavras, sabendo que seremos amados e abraçados. Como nos lembra a Palavra: “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Pv 17:17).

Inicie hoje esta caminhada, reconhecendo as fraquezas, cultivando a oração, promovendo a leitura da Palavra e buscando companheiros de caminhada e fé. Que Deus abençoe a sua vida em Cristo Jesus!

Que tal deixar um comentário?

%d blogueiros gostam disto: