A mensagem da salvação de Deus em Cristo Jesus foi desenhada para ser compreendida em todas as línguas e aplicada em todos os contextos, seja na sociedade ocidental urbanizada, seja na comunidade minoritária mais remota da terra. O evangelho é supracultural (comunicável a todos os povos), cultural (revelado ao homem em sua história), multicultural (atrai a Cristo pessoas de todas as nações), intercultural (os salvos em Cristo tornam-se um só povo em Deus), transcultural (deve ser levado de uma cultura para outra) e contracultural (confronta o homem em seu próprio contexto e modo de vida). O evangelho de Cristo confronta, transforma e liberta (Ap 5.9; At 1.8; Jo 1.14; Cl 3.11; At 26.18).

Partilhamos a seguir algumas atividades dos últimos três meses para que se alegrem conosco na bondade de Deus.

Treinamentos

Participamos com alegria do encontro global da WEC que acontece a cada quatro anos: Intercon. Foi sediado na Alemanha para cerca de 300 líderes a frente de 2.000 missionários em quase 90 países. Um tempo de Deus em nossas vidas, de edificação espiritual e vocação fortalecida.

Nessa oportunidade ministramos quatro seminários: “Parcerias locais no plantio de igrejas”, “Urbanus – pesquisa urbana para fins de evangelização”, “Trabalhando com os nacionais no plantio de igrejas” e “Tendências filosóficas e o impacto na obra missionária”.

Na Amazônia, tivemos um ótimo treinamento com 12 líderes das três igrejas indígenas plantadas entre os Mura e Sateré-Mawé, além de outros irmãos que se preparam para o trabalho indígena. Com duração de uma semana, foram dias de edificação na Palavra e muita comunhão. Os temas estudados nesse treinamento bíblico foram “Vida Cristã” e “Missões”.

A Pós Graduação em Antropologia Intercultural continua suas atividades e teve seu primeiro módulo com várias disciplinas na cidade de Anápolis/GO, no campus da UniEvangelica. Muito nos alegramos com o Prof Flávio Veras a frente da coordenação. Temos recebido ótimos relatos e a turma 2018 está animada no Senhor.

Indígenas

O trabalho entre aos Mura tem ido bem e estamos alegres com a evangelização de outra aldeia no rio Urubu: Nova União. O trabalho entre aos Sateré-Mawé também segue em paz em ambas igrejas, que se fortalecem na Palavra e na comunhão com Deus.

A equipe de trabalho entre os Mura e Sateré segue animada: Chagas e Celina Sateré, André e Val Sateré, Selma Mura, Uribatã e Susan, Kamron e Janete, além de nós (Ronaldo e Rossana) e Alcedir e Marli. A saúde de Alcedir inspira cuidados, pelo que pedimos orações.

Temos servido igrejas de outras etnias provendo material de ensino bíblico (escrito e em áudio), sobretudo o livro “Palavra que transforma” e a “Declaração de fé da igreja indígena”, ambos disponíveis também em áudio.

Outras atividades

Colaboramos com a pesquisa Grupos Minoritários Brasileiros, promovida pela AMTB, que visa dimensionar e direcionar o trabalho entre os mesmos, sobretudo indígenas, ribeirinhos, quilombolas, ciganos, sertanejos, surdos e diáspora. Os resultados da pesquisa serão apresentados no mês de setembro em Curitiba, no congresso Povos Minoritários.

Uma alegria ver os Konkombas animados com a tradução bíblica, que vai muito bem. Trabalham no décimo livro traduzido do Antigo Testamento e seguem a todo vapor.

Nos alegramos com o lançamento do livro “Ao Deus de toda glória” (Euza Lidório), escrito por minha mãe relatando a história de sua vida, família e ministério.    

Concluímos a revisão e ampliação do livro “Plantando igrejas”, que está sendo lançado pela Editora Cultura Cristã. Ficamos contentes, pois ele resume boa parte do conteúdo que temos ministrado nos treinamentos nos últimos anos.

            Louvem a Deus conosco

– Pela boa adaptação de Rossana ao tratamento odontológico e diminuição das dores na mandíbula.

– Pelos livros publicados: “Ao Deus de toda glória” e “Plantando igrejas”.

– Pelos bons treinamentos missionários, com muito encorajamento nos últimos meses.

             Orem conosco

– Pelo Capacitar 2018, que deve acontecer no início de agosto no Maranhão.

– Pelas viagens nos meses de agosto e setembro quando ministraremos seis treinamentos missionários.

– Pelos Konkombas, para que continuem encorajados na tradução da Palavra.

Deus os abençoe e anime a cada dia.

Ronaldo e Rossana Lidório

Email: ronaldo@lidorio.com.br

 

Livros: Pedidos dos livros “Ao Deus de toda glória” e “Plantando igrejas” podem ser feitos pelo site da Editora Cultura Cristã (www.editoraculturacrista.com.br) ou pelo telefone 0800 014 1963.

Capacitar 2018: www.capacitar.org.br

Equipe Amanajé: Ademir e Ester, Adilson e Cíntia, Alceris e Arlene, Alessandra, André e Marcelle, Andrew e Aimée, Antônio e Simone, Cácio e Elisângela, Carlos e Elfriede, Chris, Domingos e Marta, Ester, Felipe e Arlene, Gabriel e Crislaine, Glen e Corina, Gustavo e Deborah, Iraquitan e Silvéria, Jacinto e Felícia, Jaime e Esther, Jaimeson e Cleide, Kamron e Janet, Lindelvan e Valéria, Markus e Leonízia, Marcelo e Cláudia, Maria (Lia), Ronaldo e Rossana, Rosinese, Silvério e Inésia.

 

WWW. APMT.ORG.BR      WWW.WECBRASIL.COM.BR

Que tal deixar um comentário?